Skip to main content

Carol Billing

Esta documentação possui o objetivo de apresentar o processo de billing da Carol dando destaque aos recursos que compõem o billing e o custo associado.

Detalhamento dos Recursos do Billing

O billing apresenta o custo das tenants pertencentes ao Billing Account classificando o uso e custo por recursos. Desta forma, os gestores financeiros das tenants podem entender como os projetos e tenants estão consumindo os recursos na plataforma Carol e orientar os times em ações de eficiência de custos.

Este é um exemplo como o custo de uma Billing Account é classificado através dos recursos:

Billing - Recursos

Esses são os possíveis recursos disponíveis na plataforma Carol:

  • Basic Fee: Taxa de custo básico para tenants na plataforma Carol. Ele é utilizado para tenants com um custo abaixo do mínimo necessário para cobertura dos custos de infraestrutura básica da plataforma Carol.

  • Cloud Storage: Custo associado aos recursos de armazenamento no Carol Data Storage. Este custo considera os SKUs Class A e Class B do Google Cloud Storage. Este recurso é medido em quantidade de GB.

  • Compute Engine Network: Custo associado à saída/entrada de rede na nuvem da Google. Este recurso é medido em quantidade de GB.

  • BigQuery: Custo associado ao armazenamento no BigQuery. Dados não alterados após 90 dias são automaticamente classificados para cobrança 50% mais barata, conforme a tabela de preços da Google. Este custo também inclui os custos de ingestão de dados em tempo real no BigQuery. Este recurso é medido em quantidade de GB.

  • Realtime Storage: Custo associado ao armazenamento no Storage Type Realtime (Elasticsearch). Este recurso é medido em quantidade de GB.

  • Compute Time: Este custo está associado à execução de Carol App em modo Batch e Online. O custo é classificado de acordo com o tamanho da instância alocada para executar o Carol App. Os tipos de instâncias possíveis são: c1.nano, c1.micro, c1.small, c1.medium, c1.large, c1.xlarge, c1.2xlarge, g1.v100.large, g1.v100.xlarge. Detalhes sobre os tipos de instâncias podem ser obtidos neste link: https://docs.carol.ai/docs/carol-app/carol-app-instance-type. Este recurso é medido em quantidade de horas.

  • Slots: Custo associado aos Slots do BigQuery. Os slots são unidades computacionais usadas para processar queries no BigQuery. A alocação deste recurso é feita por Slot/Hora. Este recurso é utilizado para o processamento de dados e o treinamento de modelos de machine learning utilizando o recurso BQ ML.

  • Google Maps: Este recurso é específico para Carol Apps integrando com o recurso Google Maps. A quantidade deste recurso é definida pela quantidade de requisições.

  • Sentry: Este recurso é específico para o produto Clock-In e é direcionado apenas para tenants com o Clock-In instalado. O valor total do Sentry é rateado entre todas as tenants que utilizam o produto Clock-In.

  • Cloud Dataflow Batch: Este recurso define a quantidade de horas utilizadas para o processamento batch, podendo ser a consolidação de dados no Carol Data Storage. A quantidade é medida em horas de uso do recurso.

  • Cloud Dataflow Streaming: Este recurso define a quantidade de uso do Dataflow Streaming para processar a ingestão de dados para a tenant.

  • BigQuery BI Engine: Este recurso é utilizado por tenants explorando o cache in-memory do BigQuery para otimização de queries. A quantidade é definida pela quantidade de GB alocados.

  • E-Mail: Este recurso define a quantidade de e-mails enviados pela tenant, a definição de quantidade é determinada pelo número de e-mails enviados.

  • SMS: Este recurso define quantos SMS a tenant enviou, a definição da quantidade é determinada pelo número de SMS enviados.

Como exportar os dados de billing e trabalhar em planilhas eletrônicas

O processo de billing permite exportar os dados para gerar visualizações customizadas. Isso é possível através do botão Download Invoice:

Billing - Exportando dados

Com o arquivo, é possível enviar para o Google Drive e abrir no Google Sheets:

Billing - Dados exportados no Google Sheets

Uma vez que os dados foram carregados no Google Sheets, é possível aplicar visualizações em uma pivot table, conforme imagem abaixo:

Billing - Criando uma Pivot Table

Pontos de destaque:

  • As colunas A-M estão selecionadas.
  • Vá no menu Insert e depois em Pivot table

Com a Pivot Table criada, você pode configurar a visualização desejada, na visualização abaixo está sendo plotado os recursos por mês.

Billing - Configurando uma Pivot Table

Detalhes da configuração:

  • Rows: selecionado o que será as linhas da pivot table, no caso resource.
  • Columns: selecionado o que será as colunas, neste caso selecionado year_month
  • Values: o que será o valor no cruzamento dos dados de rows e columns, neste caso o total_cost de cada recurso em cada ano/mês.
Nota

É possível exportar os dados de diversos meses e colocar todos dentro do mesmo Google Sheet para compor visualizações comparativas entre meses.